logo
logo

Projeto Cinema no Interior é apresentado à Secretaria de Educação de Curaçá

As oficinas cinematográficas, caso o município seja contemplado, serão culminadas com o lançamento de um filme produzido pela própria comunidade

  • 02/05/2023

O idealizador do projeto Cinema no Interior, Marcos Carvalho, a convite de Luciano Lugori, presidente do Acervo Curaçaense, participou, na manhã hoje (2), no prédio da Secretaria de Educação, de um encontro cujo objetivo foi apresentar ao Núcleo de Programas e Projetos, formado por Lilian Rodrigues, Ednaira Martins, Laila Possídio e Jascira França, o trabalho que vem sendo feito pela sua equipe, que tem realizado ao longo de mais de 20 anos oficinas de roteiro, construção de filmes, lançamento de livros fotográficos e organização de mostras de cinema, onde a principal produtora é a própria comunidade e os atores locais, que são os protagonistas de um trabalho que valoriza a cultura e a classe artística interiorana.

Durante a apresentação, a coordenadora pedagógica Josicleia Paiva, bem como o Assessor Especial, vinculado à Secretaria de Cultura, Lindovaldo Ferreira Rego, Dodó, além de Lugori e Sivaldo, ambos da ACERVO, e a professora Eliane dos Santos Souza e Silva, que também participaram do encontro, ficaram encantados com a possibilidade de Curaçá ser uma das cidades contempladas com o projeto.

Marcos, que já havia conversado com o Secretario de Cultura no dia anterior, ficou deslumbrado com a energia da cidade, com a movimentação no Teatro Raul Coelho, com as histórias sobre as manifestações culturais de Curaçá, pediu permissão para gravar os depoimentos feitos pelos presentes que também, encantados com o projeto Cinema no Interior, se mostraram favoráveis à ideia de realização dessas oficinas, ainda mais no momento no qual a SEDUC tem desenvolvido atividades cujo foco é a valorização do patrimônio cultural e histórico de Curaçá.

“Nós somos uma cidade potente para receber esse projeto”, disse Cleinha. O momento foi marcado pelo canto em coro dos presentes da canção “Anil”, puxado por Dodó, que fez um breve relato da história política e cultural de Curaçá. As professoras Eliane e Jascira, além de Lugori e Sivaldo, também se manifestaram e deram apoio ao projeto.

A Acervo Curaçaense, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação assinaram Termo de Anuência declarando interesse em firmar parceria e apoiar, no que for possível, com a realização do projeto.


 Luciano Lugori (MTB n° 5244/BA)

Fotos: Carla Félix / Luciano Lugori